Revisão veicular: o que precisa ser conferido?

É normal que as pessoas confundam revisão veicular com vistoria veicular. E por isso, é importante que você conheça as seus principais atributos. Neste post, vamos te explicar os detalhes da revisão veicular.

 

Para ser mais claro, a revisão veicular é um processo que serve para você dirigir seu carro tranquilamente. Ela serve para prevenir acidentes e garante o bom desempenho do seu veículo. Seu procedimento dá a condição que é necessária para você circular sem nenhum risco com o seu carro. 

 

Qual a frequência que deve ser feita?

 

Cada modelo de carro tem um momento certo para fazer a revisão veicular, certo? No entanto, normalmente, a recomendação é que ela seja feita a cada seis meses ou a cada dez mil quilómetros rodados.

 

O que deve ser conferido na revisão?

Motor

O motor tem sistemas que ajudam o bom desempenho do automóvel. Na revisão veicular é checada a lubrificação do motor e dos seus auxiliares, evitando o superaquecimento e o rompimento dos componentes. 

Quando você não faz essa revisão a cada 10 mil quilômetros, há o risco de fundir as peças do motor do veículo. 

Filtro de óleo

O filtro de óleo serve para guardar as impurezas que prejudicam o exercício do lubrificante que é diminuir a fricção entre as peças. O óleo deve ser trocado entre 10 mil e 15 mil quilômetros ou quando você fizer a troca de óleo. 

Filtro de combustível

É preciso trocar a bomba de combustível para que ela não sofra avarias. Fique atento a esse detalhe que parece simples, porém é super importante!  

Correia dentada

A cada revisão veicular, as correias dentadas precisam ser trocadas, pois sofrem com desgastes e folgas na correia e nos tensionadores. 

Óleo do motor

A revisão do óleo, deve ser realizada sempre que possível. Se for óleo mineral, deve ser feita a cada 5 mil quilômetros e a cada 10 mil quilômetros se for óleo sintético.

Filtro de ar

O filtro de ar serve para limpar o ar que é usado pelo motor durante e garante o combustível necessário para o carro andar. Fique de olho, pois ela também deve ser trocada a cada 15 mil quilômetros. 

Parte elétrica

Todas as peças do carro são vistoriadas no sistema elétrico. fios de aterramento, descarga da bateria e todas as lâmpadas e fusíveis do automóvel, tudo é verificado. 

Sobre a revisão, deve ser realizada ao menos uma vez no ano, ou quando você observar falhas nos faróis, no painel ou na ignição do veículo.

Freios

Na revisão veicular, é feita a troca de fluído que transmite a força do pedal para as rodas, veja o desgaste em discos, pastilhas, freios, lonas, sapatas e cilindros mestres para evitar acidentes. A revisão dos freios deve ser feita entre 10 mil e 20 mil quilômetros. 

Segurança em primeiro lugar sempre, lembre-se disso!

Quer saber mais? Continue no blog e veja mais dicas e sugestões para seu veículo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *