Dirigir não é apenas sentar no banco do motorista, ligar o carro e sair. O ideal é que antes de sair, você tire um tempinho para ajustar o banco e os retrovisores antes de dar partida no motor, e fique sempre atento à postura e ao que não deve ser feito enquanto dirige. Sentir dor nas pernas e articulações inferiores, dor lombar e torácica, na região do ombro e do pescoço são alguns dos sintomas que você pode sentir, se a sua posição não estiver correta na hora de dirigir.
1. Banco muito para a frente
Quando você coloca o banco muito para frente seus joelhos ficam mais dobrados do que o necessário e os pés muito próximos dos pedais, aumentando a flexão do tornozelo. Desta forma, acontece o aumento da flexão dos quadris, e sua má postura acaba provocando dores e dificultando o fluxo sanguíneo. Isso mesmo, o simples fato de você colocar o banco pra frente demais prejudica a sua circulação!
Para isso não acontecer mantenha o banco a uma distância em que os joelhos fiquem levemente flexionados e se mantenham na altura dos quadris. O comprimento dos braços acompanha a distância.
2. Inclinação do banco não adequada
O ajuste certo é para deixar você confortável , fazendo o apoio da região torácica e lombar, isto é, desde a parte inferior mais próxima ao glúteo até o meio das costas. Se caso você não conseguir fazer todo esse encaixe, a dica é “completar” o espaço com uma almofadinha ou com uma toalha pequena enrolada. Assim, você evita dores nas costas.
3. Apoiar as mãos no volante muito no alto ou muito embaixo
Se suas mãos ficarem muito no alto alto ou muito embaixo do volante, podem ocasionar uma tensão nos músculos dos ombros e do pescoço. O certo é apoiar elas nas laterais do volante, o que mantém os braços e os ombros mais relaxados.
4. Não ajustar os espelhos retrovisores
Os retrovisores, tanto o central interno, quanto os dois externos, devem estar ajustados de acordo com sua altura, para evitar que você mexa o tronco e o pescoço sempre e também evitar dores nas costas.
5. Mexer frequentemente no rádio enquanto dirige
Ficar mexendo no rádio do carro, além de você se distrair, pode causar acidentes e mais uma vez a movimentação repetitiva do seu corpo pode acarretar em dores. Por isso, evite ficar mudando de música ou mudando a estação do rádio excessivamente.
6. Dirigir sem parar por longos períodos e não parar para esticar as pernas
Dirigir sem pausa por mais de 1h e 30 minutos, pode causar riscos de cãibras e de trombose. Para evitar isso, estacione e pare para se alongar e caminhar um pouco e só então retome a direção.
7. Pegar algo no banco de trás ou no chão enquanto espera o semáforo abrir
Quando o semáforo fecha e você não está fazendo nada é normal querer pegar algo no banco de trás ou no chão mesmo. Esse é um erro bem comum nosso, querer fazer várias coisas ao mesmo tempo.
Fazer isso é perigoso para a coluna cervical, e essas mudanças muito drásticas de posição podem causar torcicolos bem sérios.
8. Usar o celular enquanto dirige
Primeiro que: é proibido por lei e dá multa gravíssima com 7 pontos na carteira. Além do mais, faz com que você execute os piores movimentos, como segurar o aparelho entre a cabeça e o ombro ou ficar com o pescoço para baixo para digitar mensagens. Fazer isso sempre sobrecarrega os músculos do pescoço, causando dor, desconforto e, de novo, torcicolo.
Fique alerta se você está fazendo algo deste tipo e, se for o caso, mude seus hábitos ao dirigir. Sua saúde irá agradecer. E nós sempre nos importamos com o seu sucesso e bem-estar!