A segurança no trânsito cada vez mais está ganhando atenção das autoridades brasileiras. Apesar disso, o Brasil ainda se encontra muito atrás dos padrões exigidos por outros países, como os Estados Unidos, Japão, entre outros.
Porém, alguns itens de segurança para carro que se tornaram obrigatórios em 2014 por exigência do Detran (como airbags e extintor de incêndio) ajudaram para que essa diferença diminuísse.
Para garantir que você não corre risco enquanto dirige, apresentamos 9 itens muito importantes que não podem faltar no seu carro para sua segurança. Confira!
1. Isofix
Esse é o atual padrão de fixação de assentos para crianças. É obrigatório desde 2020 e os motoristas já devem estar preparados para o seu uso. Com esse novo sistema, os dispositivos de retenção serão fixados na estrutura do veículo e não mais com os cintos de segurança. Isso garante maior proteção em caso de colisão.
2. Freios ABS
São itens de segurança para carros muito eficientes na prevenção de acidentes. Passaram a ser obrigatórios para todos os veículos fabricados no Brasil desde 2014.
Os freios ABS possibilitam que o carro consiga parar a uma distância menor e ainda impede que o carro perca o controle em frenagens abruptas.
3. Extintor de incêndio
O extintor de incêndio acaba com qualquer princípio de fogo em veículos. Entretanto, as autoridades chegaram à conclusão de que, quando são utilizados por pessoas despreparadas, o mesmo pode gerar mais riscos do que o próprio incêndio. Por isso, deixou de ser exigido como item obrigatório.
4. Cinto de segurança
O cinto de segurança comprovadamente salva muitas vidas. Estudos falam que seu uso reduz o risco de morte em cerca de 45% nos bancos da frente e 75% nos bancos traseiros.
Para usá-lo corretamente é preciso ajustar firmemente ao corpo. Vale lembrar que o cinto deve passar pelo ombro e peito, e nunca pelo pescoço. A faixa inferior deve ser posicionada abaixo do abdômen.
5. Triângulo de sinalização
O triângulo é um dispositivo de emergência utilizado para sinalização luminosa e refletora. É um equipamento obrigatório em todos os automóveis.
Esse item é utilizado em situações em que o condutor estiver impossibilitado de trafegar, o que ocorre, geralmente, por uma falha mecânica. O dispositivo deve ser colocado em um lugar visível para avisar aos demais condutores que há alguém parado na pista, diminuindo, assim, os riscos de colisão.
6. Chave de roda e de fenda
Esses itens de segurança são muito importantes em um automóvel, tendo em vista que ninguém está livre de ter um de seus pneus furados ou estourados.
A chave de roda é responsável por remover as porcas da roda do carro e, com a chave de fenda, é possível retirar a calota. A ausência de qualquer um deles caracteriza infração de trânsito gravíssima.
7. Estepe em boas condições
O pneu reserva, denominado estepe, deve estar equipado em todos os carros. Ele tem que estar em excelente estado para que, em caso de necessidade, substitua um pneu avariado. Não se esqueça de mantê-lo sempre bem calibrado.
8. Macaco
O macaco é uma ferramenta que não pode faltar na troca de pneus e deve estar de acordo com o peso do veículo. O equipamento é utilizado para erguer o carro por meio de uma manivela, possibilitando que a troca seja realizada.